FALANDO DE PIZZAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 ESFIHAS E CIA

Ir para baixo 
+8
Brother pizzas
Flávio Guimarães
Paulo FG
Guilherme
CAMILA PALATUCCI
Atalaia
DONNA PIZZA SÃO CARLOS
lmpizzas
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSex Fev 01, 2013 10:27 pm

AMIGOS VAMOS FALAR DE ESFIHAS.........


MASSA DA ESFIHA DO TOATOA

- 1 K de Farinha de trigo
- 50 gramas de açucar -
- 30 gramas de fermento fresco
- 450 ml de agua
- 30 ml de óleo
- 30 gramas de margarina
- 30 gramas de sal
- 2 ovos inteiros


MISTURAR A FARINHA O AÇÚCAR E O FERMENTO E DEPOIS COLOCAR A AGUÁ E MEXER, DEPOIS COLOCAR OS DEMAIS INGREDIENTES E MISTURAR CONFORME A MASSEIRA A SER UTILIZADA........DEIXAR DESCANSAR POR DUAS HORAS...

ESFIHA DE CARNE .............A MAIS VENDIDA..............

TRABALHO COM ESFIHAS A 9 ANOS.................. E NO COMEÇO USEI TAHINE NO TEMPERO DA CARNE MAS A MUITO TEMPO PARAMOS DE USAR...... AQUI NO TOATOA A CARNE FICA DE MOLHO NO LIMÃO COM TOMATE E CEBOLA PICADA COM SAL E PIMENTA .

COMO FAZEMOS 10 K DE CARNE MOÍDA (preferencia moída na hora) DEPOIS DO TEMPERO SEPARAMOS EM POTES E CONGELAMOS............. E TAMBÉM ATÉ A POUCO TEMPO UTILIZAVA O FORNO A LENHA PARA ASSAR AS ESFIHAS E SAIA MUITO BOA..............AGORA UTILIZO O FORNO ESTEIRA E É CLARO QUE FICOU BEM MAIS FÁCIL....

PREPARO DA CARNE..

- 1O K de carne (patinho moído)
- suco de limão (média de 5 limão por k )
- 5 K de cebola picada
- 5 k de tomate picado
- 10 maço de cheiro verde picado
- pimenta do reino a gosto!


AMIGOS ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO COM OS INTERESSADOS EM FAZER ESFIHAS....E VAMOS POSTAR MAIS SABORES....
Ir para o topo Ir para baixo
lmpizzas

lmpizzas


Masculino Mensagens : 149
Data de nascimento : 07/11/1963
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : minas gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeDom Fev 03, 2013 4:04 pm

Ótima dica, Nilson

Minha ideia inicial era de trabalhar comida árabe mais simples (esfihas, kibe, etc), ainda estou na fase de estudo de como iniciar, falta levantar o mais fácil e abundante: $$$$$ , hahaha.

Mas a receita já esta anotada.

Grato,

Luiz
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeDom Fev 03, 2013 9:53 pm

lmpizzas escreveu:
Ótima dica, Nilson

Minha ideia inicial era de trabalhar comida árabe mais simples (esfihas, kibe, etc), ainda estou na fase de estudo de como iniciar, falta levantar o mais fácil e abundante: $$$$$ , hahaha.

Mas a receita já esta anotada.

Grato,

Luiz

LUIZ MEU AMIGO.....BOA SORTE NOS ESTUDOS E "QUERER É PODER".....VC CHEGA LA....
Ir para o topo Ir para baixo
DONNA PIZZA SÃO CARLOS




Masculino Mensagens : 18
Data de nascimento : 11/11/1973
Data de inscrição : 03/02/2013
Idade : 50
Localização - Cidade/Estado : SÃO CARLOS-SP

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Prós e contras   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 5:00 pm

Nilson me fala os prós e contras de usar tahine, aqui na minha pizzaria nós usamos tahine no recheio da esfiha aberta de carne.



obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSeg Fev 04, 2013 8:46 pm

DONNA PIZZA SÃO CARLOS escreveu:
Nilson me fala os prós e contras de usar tahine, aqui na minha pizzaria nós usamos tahine no recheio da esfiha aberta de carne.



obrigado

Meu amigo não tem nada contra utilizar o Tahine....infelismente aqui no litoral é muito dificil de se encontrar e por este motivo acabamos acostumados a não usar....mas adorei o sabor, e achei melhor ainda saber que o Tahine é uma pasta feita somente com sementes de gergelim............riico em cálcio e sem glúten, ele pode ser consumido por pessoas com alergia ao leite, intolerância à lactose e celíacos....para quem não conhece, o Tahine tem gosto levemente salgado, muito parecido com o sabor de amendoim e bastante cremoso. Acredita-se que as sementes de gergelim são uma das especiarias mais antigas da civilização. Hoje ele é usado em saladas, molhos, pratos doces e salgados......a sua carne temperada com Tahine deve ficar uma delicia....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Fev 05, 2013 12:53 pm

CONFORME SUA SOLICITAÇÃO .... "tmlemos"

QUANDO EU UTILIZAVA O FORNO A LENHA PARA ASSAR AS ESFIHAS EU COLOCAVA DIRETO NA PEDRA E UTILIZAVA A PA DE FERRO DE 40 CM ISSO FAZIA A QUANTIDADE DE 9 ESFIHAS POR VEZ MAS EU SE FOSSE TRABALHAR COM O FORNO A LENHA PARA ESFIHAS TALVEZ IRIA TENTAR UTILIZAR AS TELAS DE ALUMÍNIO QUE EU NÃO CONHECIA E HOJE ACHO MUITO BOAS PARA O ESTEIRA....
Ir para o topo Ir para baixo
Atalaia




Masculino Mensagens : 35
Data de nascimento : 24/09/1969
Data de inscrição : 29/12/2012
Idade : 54
Localização - Cidade/Estado : BH/MG

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeQua Fev 06, 2013 9:13 pm

Olá Nilson... por quanto tempo você deixa a carne moida marinar no limão ? e depois você espreme ou deixa apenas escorrer em peneira?
Abçs.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeQua Fev 06, 2013 9:59 pm

Atalaia escreveu:
Olá Nilson... por quanto tempo você deixa a carne moida marinar no limão ? e depois você espreme ou deixa apenas escorrer em peneira?
Abçs.

A CARNE FICA BANHADA EM LIMÃO POR 1 HORA DEPOIS TEMPERAMOS E GUARDAMOS EM POTES DE 3 K....QUANDO VAI SER UTILIZADA ELA FICA EM UMA CUBA COM PENEIRA PARA ESCORRER O EXCESSO MAS MESMO ASSIM DEVE SER ESPREMIDA EM BOLINHOS PARA SER FEITA AS ESFIHAS....

FALAM QUE JÁ TEM MAQUINÁRIO PARA ESTE SERVIÇO MAS EU DESCONHEÇO...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeQui Fev 07, 2013 7:12 am

ACHEI ESTA FOTO PARA MOSTRAR COMO FICA A CARNE...........NESTE CASO COMO OS AMIGOS PODEM VER JÁ ESTOU UTILIZANDO AS TELAS PARA A COCÇÃO...NO FUNDO OS FORNOS DE RESERVA AGUARDANDO NOVA REFORMA NA COZINHA...rsrsrrrss

ESFIHAS E CIA Sam0957d




TRABALHOSO NO FORNO A LENHA....
ESFIHAS E CIA 31711515758648766981315




MOLEZA NO FORNO ESTEIRA...
ESFIHAS E CIA Sam1143e

Ir para o topo Ir para baixo
CAMILA PALATUCCI

CAMILA PALATUCCI


Feminino Mensagens : 44
Data de nascimento : 02/01/1986
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 38
Localização - Cidade/Estado : Brasília/DF

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Esfiha receita Toa Toa   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSáb Fev 23, 2013 9:23 am

Oi Nilson, vou testar fazer esfihas aqui em casa hoje com a sua receita... como ainda não tenho balança para pesar os ingredientes, você poderia me dar uma idéia de quantidades em medidas de colheres? Ex: 30 gramas de margarina é uma colher de sopa...
Semana passada eu testei com uma receita do youtube, mas eu citei em outro tópico que não esperei que a massa crescesse o suficiente, elas acabaram virando pizza brotinho...rsrs

Ha, como é que eu posto minhas fotos das primeiras esfihas que fiz semana passada?

Nilson da ToaToa escreveu:
AMIGOS VAMOS FALAR DE ESFIHAS.........


MASSA DA ESFIHA DO TOATOA

- 1 K de Farinha de trigo
- 50 gramas de açucar -
- 30 gramas de fermento fresco
- 450 ml de agua
- 30 ml de óleo
- 30 gramas de margarina
- 30 gramas de sal
- 2 ovos inteiros


MISTURAR A FARINHA O AÇÚCAR E O FERMENTO E DEPOIS COLOCAR A AGUÁ E MEXER, DEPOIS COLOCAR OS DEMAIS INGREDIENTES E MISTURAR CONFORME A MASSEIRA A SER UTILIZADA........DEIXAR DESCANSAR POR DUAS HORAS...

ESFIHA DE CARNE .............A MAIS VENDIDA..............

TRABALHO COM ESFIHAS A 9 ANOS.................. E NO COMEÇO USEI TAHINE NO TEMPERO DA CARNE MAS A MUITO TEMPO PARAMOS DE USAR...... AQUI NO TOATOA A CARNE FICA DE MOLHO NO LIMÃO COM TOMATE E CEBOLA PICADA COM SAL E PIMENTA .

COMO FAZEMOS 10 K DE CARNE MOÍDA (preferencia moída na hora) DEPOIS DO TEMPERO SEPARAMOS EM POTES E CONGELAMOS............. E TAMBÉM ATÉ A POUCO TEMPO UTILIZAVA O FORNO A LENHA PARA ASSAR AS ESFIHAS E SAIA MUITO BOA..............AGORA UTILIZO O FORNO ESTEIRA E É CLARO QUE FICOU BEM MAIS FÁCIL....

PREPARO DA CARNE..

- 1O K de carne (patinho moído)
- suco de limão (média de 5 limão por k )
- 5 K de cebola picada
- 5 k de tomate picado
- 10 maço de cheiro verde picado
- pimenta do reino a gosto!


AMIGOS ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO COM OS INTERESSADOS EM FAZER ESFIHAS....E VAMOS POSTAR MAIS SABORES....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSáb Fev 23, 2013 10:47 am

CAMILA....PARA POSTAR FOTOS UTILIZE O LINK...http://imageshack.us/ FAÇA SEU CADASTRO E É MUITO FACIL...NÃO ESQUEÇA DE ALTERAR A RESOLUÇÃO DA IMAGEM PARA 640X480....

AS MEDIDAS VOU TENTAR LEMBRAR E MARCAR A NOITE ...OK...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSáb Fev 23, 2013 12:20 pm

UTILIZANDO AS TELAS DE ALUMINIO PARA A COCÇÃO....

ESFIHAS E CIA Sam2289t

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 2:55 pm

ESTOU MANDANDO UM UP NESTE TOPICO ...PORQUE ESTOU EMPENHADO EM DESCOBRIR A MISTURA PRONTA QUE O " BIBS " ESTA UTILIZANDO....EU SOUBE ATRAVÉS DE UMA CONSULTORA DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS DO "BIBS" QUE ELES NÃO FAZEM MAIS AS MASSA E JÁ UTILIZAM UMA MISTURA PRONTA....E NÃO POSSO NEGAR QUE A MASSA DAS ESFIHAS DELES SÃO ÓTIMAS...

AMIGOS ... ALGUÉM TEM OU SABE COMO É ESTA MISTURA...
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme




Masculino Mensagens : 89
Data de nascimento : 16/06/1984
Data de inscrição : 27/02/2013
Idade : 39
Localização - Cidade/Estado : São Paulo

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 6:50 pm

Nobre amigo, creio que já fizeram essa mistura para que ninguém venha a fazer uma massa similar.

O que sei é que neste mix tem leite em pó, fermento seco, açucar e sal, agora o problema é saber das quantidades.

Um grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSáb Mar 23, 2013 11:43 pm

Guilherme escreveu:
Nobre amigo, creio que já fizeram essa mistura para que ninguém venha a fazer uma massa similar.

O que sei é que neste mix tem leite em pó, fermento seco, açucar e sal, agora o problema é saber das quantidades.

Um grande abraço.

É ISSO QUE A MINHA ESPIÃ ESTA TENTANDO DESCOBRIR DO "BIBS"....A RECEITA DO MIX...
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo FG




Masculino Mensagens : 22
Data de nascimento : 31/10/1978
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 45
Localização - Cidade/Estado : Minas Gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 12:27 am

Nilson,

O mix não tenho, mas a receita o próprio dono da rede passou (vai saber se não está escondendo o segredo):

ESFIHAS E CIA Img00000

Abraços,
Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo FG




Masculino Mensagens : 22
Data de nascimento : 31/10/1978
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 45
Localização - Cidade/Estado : Minas Gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 12:30 am


Uso a receita de um curso que fiz com o Hassin há 2 anos e o resultado para testes (fazendo em casa em um forno elétrico Layr) está sendo satisfatório.

1 kg Farinha
20 g Fermento Seco
100 ml óleo
380 ml leite
3 col sopa açucar
1 col sopa sal
2 un ovos

Nilson, nas suas fotos parece que no forno de esteira a esfiha saiu mais "murcha". É impressão minha? Acho as mais gordinhas da lenha mais apresentáveis.

Abraços,
Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 10:50 am

Paulo FG escreveu:

Uso a receita de um curso que fiz com o Hassin há 2 anos e o resultado para testes (fazendo em casa em um forno elétrico Layr) está sendo satisfatório.

1 kg Farinha
20 g Fermento Seco
100 ml óleo
380 ml leite
3 col sopa açucar
1 col sopa sal
2 un ovos

Nilson, nas suas fotos parece que no forno de esteira a esfiha saiu mais "murcha". É impressão minha? Acho as mais gordinhas da lenha mais apresentáveis.

Abraços,
Paulo

MEU AMIGO....ESTA RECEITA DO HASSIN É MUITO BOA.......MAS NÃO ME ENTENDA MAL MAS PREFIRO A MINHA QUE EU UTILIZO A DEZ ANOS (POUCO TEMPO HEIMMM)....AGORA AS ESFIHAS SAINDO DO FORNO ESTEIRA SÃO BEM CROCANTES TALVES A IMAGEM NÃO DEMOSTRE MAS O AUMENTO DE VENDAS DEPOIS DO ESTEIRA FOI O MEU MAIOR CONCEITO SOBRE A APARÊNCIA E SABOR DAS ESFIHAS...QUANDO DESEJAR VENHA CONHECER O TRABALHO DE PERTO...SERA UM PRAZER RECEBER O AMIGO...
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme




Masculino Mensagens : 89
Data de nascimento : 16/06/1984
Data de inscrição : 27/02/2013
Idade : 39
Localização - Cidade/Estado : São Paulo

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 10:54 am

Essa receita ai já era eim Paulo, neste mix do habib's não tem como utilizar o fermento biológico, o sal iria matar completamente o fermento.

Veja que ele esta mencionado de 30 a 32 gramas de fermento, 2 gramas de fermento biológio iria fazer que diferença? acho que essa receita ai é uma furada Rs.

Independente disso obrigadissimo pela contribuição.

Essa receita mencionada por ti é muito boa, talvéz até melhor que a do Habib's.

Um grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo FG




Masculino Mensagens : 22
Data de nascimento : 31/10/1978
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 45
Localização - Cidade/Estado : Minas Gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 11:01 am

Nilson da ToaToa escreveu:


MEU AMIGO....ESTA RECEITA DO HASSIN É MUITO BOA.......MAS NÃO ME ENTENDA MAL MAS PREFIRO A MINHA QUE EU UTILIZO A DEZ ANOS (POUCO TEMPO HEIMMM)....AGORA AS ESFIHAS SAINDO DO FORNO ESTEIRA SÃO BEM CROCANTES TALVES A IMAGEM NÃO DEMOSTRE MAS O AUMENTO DE VENDAS DEPOIS DO ESTEIRA FOI O MEU MAIOR CONCEITO SOBRE A APARÊNCIA E SABOR DAS ESFIHAS...QUANDO DESEJAR VENHA CONHECER O TRABALHO DE PERTO...SERA UM PRAZER RECEBER O AMIGO...

Claro que não entendo mal, jovem! A receita do Hassin foi a primeira que fiz e gostei muito. Claro que vou experimentar a sua, afinal, não podemos desconsiderar 10 anos de sucesso. E tendo oportunidade de ir à PG, irei aí com certeza!

Abração
Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo FG




Masculino Mensagens : 22
Data de nascimento : 31/10/1978
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 45
Localização - Cidade/Estado : Minas Gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 11:05 am

Guilherme escreveu:
Essa receita ai já era eim Paulo, neste mix do habib's não tem como utilizar o fermento biológico, o sal iria matar completamente o fermento.

Veja que ele esta mencionado de 30 a 32 gramas de fermento, 2 gramas de fermento biológio iria fazer que diferença? acho que essa receita ai é uma furada Rs.

Independente disso obrigadissimo pela contribuição.

Essa receita mencionada por ti é muito boa, talvéz até melhor que a do Habib's.

Um grande abraço.


Fala Guilherme.

Acho a proporção bem razoável.
Na receita do Hassin vai de 10g a 20g de fermento seco, dependendo do ponto que deseja, mais massuda ou mais fina (sempre faço com 20g). Isso para 1Kg de farinha. Então 30g para 2,5Kg está proporcional. E, concordo, 2g não faz diferença nenhuma.
Lembrando que essa receita aí peguei na internet e pelo visto não é para o mix, mas sim para misturar tudo na hora, nesse caso não há problema de matar o fermento, concordas?

Abração,
Paulo





Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 11:15 am

PAULO....QUE MARAVILHA SER CHAMADO DE JOVEM....FAZ TEMPO QUE EU NÃO ESCUTAVA ISSO....

FIQUE A VONTADE PARA APARECER EM PRAIA GRANDE E ACHO QUE SEMPRE DEVEMOS TESTAR NOVAS RECEITAS E CONHECIMENTOS....MAS NA VERDADE EU ESTOU INTERESSADO É NO MIX E NÃO EM RECEITAS DE ESFIHAS...E ESTOU AGUARDANDO ATRAVÉS DE UM PROFISSIONAL DO BIBS...QUANDO POSSÍVEL VOU TESTAR E POSTAR OS RESULTADOS...
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio Guimarães

Flávio Guimarães


Masculino Mensagens : 643
Data de nascimento : 30/04/1963
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : Porto Alegre - RS

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 11:50 am

Nilson da ToaToa escreveu:
PAULO....QUE MARAVILHA SER CHAMADO DE JOVEM....FAZ TEMPO QUE EU NÃO ESCUTAVA ISSO....

FIQUE A VONTADE PARA APARECER EM PRAIA GRANDE E ACHO QUE SEMPRE DEVEMOS TESTAR NOVAS RECEITAS E CONHECIMENTOS....MAS NA VERDADE EU ESTOU INTERESSADO É NO MIX E NÃO EM RECEITAS DE ESFIHAS...E ESTOU AGUARDANDO ATRAVÉS DE UM PROFISSIONAL DO BIBS...QUANDO POSSÍVEL VOU TESTAR E POSTAR OS RESULTADOS...

Amigos (as),

Vou me permitir um pitaco neste diálogo entre vocês.

Receitas são coisas tão subjetivas, que assemelha-se a discutir preferência por time de futebol.

Quando iniciei minha vivência profissional na arte das pizzas, tinha uma história muito parecida com a do Paulo, já que vim da Engenharia.

Já tinha minha receita, que aparentemente era totalmente amadora. Sai testando massas aparentemente secretas e até uma chamada "sem segredo".

Me esmerei em fazê-las o mais fidedigno possível e apresentei às pessoas que me serviram de cobaia, nos testes pré inauguração.

Tanto eles quanto eu mesmo, não nos identificamos com aqueles preparos mirabolantes e elaborados, com vários insumos agregados.

Foi quando buscando novas opções deparei com uma receita muito antiga, que era chamada de Massa Pobre. Para minha surpresa, era pratica igual a minha velha receita.

Descobri ali, que pizza tem personalidade. Podemos escolher entre tê-la com o nosso nome, ou com o nome de outra pessoa.

Segunda coisa que descobri: Se tens que endeusar alguém, que está pessoa seja você e sua equipe. O resto é consultoria ( as vezes paga, nem sempre proveitosa).

Quando vejo as pessoas buscando informações sobre receitas do Habib's ou a fórmula da Coca-Cola, me pergunto o que seria das pizzarias se todos adotassem massas auto intituladas de "fantásticas ??? Teríamos um mesmismo insuportável e sofreríamos de falta de personalidade, pois seriamos meros repetidores.

Personalizar sua receita, trazendo a ela a sua identidade, quebrará um pouco esta mesmização e fará o público entender que assim como as pizzas, as esfihas também podem ter personalidade.

Paulo - Vi que falaste que a maior ou menor quantidade de fermento seco propicia uma espesura maior da massa.
Esfiha não é minha especialidade, mas te digo de cadeira que fermento não altera espessura.
Controle de fermentação sim !!!!

Abç

Flávio
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo FG




Masculino Mensagens : 22
Data de nascimento : 31/10/1978
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 45
Localização - Cidade/Estado : Minas Gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 1:00 pm

Flávio Guimarães escreveu:


Foi quando buscando novas opções deparei com uma receita muito antiga, que era chamada de Massa Pobre. Para minha surpresa, era pratica igual a minha velha receita.

...

Paulo - Vi que falaste que a maior ou menor quantidade de fermento seco propicia uma espesura maior da massa.
Esfiha não é minha especialidade, mas te digo de cadeira que fermento não altera espessura.
Controle de fermentação sim !!!!

Abç

Flávio

Flávio, concordo plenamente.
As melhores inovações vem das ideias mais simples, vide a 3M com o PostIt.
Sou adepto do pensamento do Steve Jobs que dizia que ele não queria saber o que os consumidores queriam, pois eles não tinham condições de saber se queriam ou não algo que não conhecem. Obviamente, depois de lançado, temos por obrigação ouvir os consumidores.

Com relação à massa probre, vi várias receitas nesse e em outros fóruns com pequenas diferenças.
Existe alguma básica mesmo ou tradicional? Você pode postá-la?

Ah, obrigado pela dica do fermento.

Em tempo, hoje tive a feliz notícia que o ponto que estava disputando com outra pessoa aqui na cidade foi liberado. Devo fechar tudo até segunda-feira, aí começa a correria de finalizar a escolha dos equipamentos, arquiteto, reforma, burocracia, etc etc etc.

Abraços,
Paulo




Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme




Masculino Mensagens : 89
Data de nascimento : 16/06/1984
Data de inscrição : 27/02/2013
Idade : 39
Localização - Cidade/Estado : São Paulo

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 1:21 pm

Paulo, na hora da mistura não mataria o fermento, só lembrando que a existe uma sequência para agregar a massa na hora da mistura.

Um grande abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Mar 26, 2013 1:53 pm

TRABALHAR COM ESFIHAS NÃO É DIFÍCIL....PODE SER UM POUCO MAIS ARTESANAL DO QUE AS PIZZAS, MAS O RESULTADO ....

OS AMIGOS PODEM VER SEM MAQUIAGEM E PRONTA PARA MANDAR PARA O CLIENTE........



ESFIHAS E CIA Sam2288q

Ir para o topo Ir para baixo
lmpizzas

lmpizzas


Masculino Mensagens : 149
Data de nascimento : 07/11/1963
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : minas gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSex Jun 07, 2013 5:50 pm

Nilson,

Pela foto vi que você já manda o limão dentro da caixa, aqui o BIB´s nem implorando eles mando um limãozinho, tenho de ameaçar a cada pedido e mesmo assim algumas vezes não vem.

Como agora faço de vez em quando diminuiu o stress.

A cada epoca do ano, voce muda a caixa, pois esta parece ser de carnaval, correto?


Luiz Moraes
Ir para o topo Ir para baixo
lmpizzas

lmpizzas


Masculino Mensagens : 149
Data de nascimento : 07/11/1963
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : minas gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSex Jun 07, 2013 6:09 pm

Nilson,

Pela foto vi que você já manda o limão dentro da caixa, aqui o BIB´s nem implorando eles mando um limãozinho, tenho de ameaçar a cada pedido e mesmo assim algumas vezes não vem.

Como agora faço de vez em quando diminuiu o stress.

A cada epoca do ano, voce muda a caixa, pois esta parece ser de carnaval, correto?


Luiz Moraes
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSex Jun 07, 2013 6:17 pm

lmpizzas escreveu:
Nilson,

Pela foto vi que você já manda o limão dentro da caixa, aqui o BIB´s nem implorando eles mando um limãozinho, tenho de ameaçar a cada pedido e mesmo assim algumas vezes não vem.

Como agora faço de vez em quando diminuiu o stress.

A cada epoca do ano, voce muda a caixa, pois esta parece ser de carnaval, correto?


Luiz Moraes

LUIZ....AQUI DEIXAMOS OS LIMÕES CORTADOS EM QUATRO DENTRO DE UM POTE ....NO BALCÃO DE CHAMAR AS ATENDENTES OU OS MOTOBOYS E DESSA FORMA FICA MAIS DIFÍCIL ESQUECER....SEM CONTAR QUE TEMOS UMA BRINCADEIRA SADIA ONDE TENTAMOS PEGAR ERRO DAS ATENDENTES DO CAIXA E ELAS QUEREM VER SE ERRAMOS PARA COBRAR....E ISSO FAZ OS ALERTAS ACONTECEREM ANTES DO ERRO APARECER NO CLIENTE...

QUANTO AS CAIXAS A DESTA FOTO ERA DO CARNAVAL ATUALMENTE ESTOU COM UMA COMEMORATIVA DE DEZ ANOS DA PIZZARIA PARA PIZZAS E OUTRAS DUAS QUADRADAS PARA ESFIHAS TABEM EM COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS...MAS JA ESTOU BOLANDO UMA CAIXA PARA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSex Jun 07, 2013 6:49 pm

ESFIHAS E CIA Sam2647

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeDom Jun 16, 2013 9:41 am

SÓ PARA MANDAR UM UP....VAI IMAGEM DESTAS MARAVILHAS...

ESFIHAS E CIA Bog7

Ir para o topo Ir para baixo
Flávio Guimarães

Flávio Guimarães


Masculino Mensagens : 643
Data de nascimento : 30/04/1963
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : Porto Alegre - RS

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeDom Jun 16, 2013 1:08 pm

Nilson,

Por mais que me esforce, não sou muito amigo de esfihas !!!!

Dá para acrescentar uns Beirutes ?????

Abç
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 5:45 pm

FLAVIO.....VC TAMBÉM NÃO É SIMPATIZANTE DE ESFIHAS DOCE......kkkkkkkkkkk


ESFIHAS E CIA Ajqm

Ir para o topo Ir para baixo
lmpizzas

lmpizzas


Masculino Mensagens : 149
Data de nascimento : 07/11/1963
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : minas gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 7:59 pm

é de coco com leite condensado?
Ir para o topo Ir para baixo
lmpizzas

lmpizzas


Masculino Mensagens : 149
Data de nascimento : 07/11/1963
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : minas gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 8:00 pm

é de coco com leite condensado?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 8:56 am

lmpizzas escreveu:
é de coco com leite condensado?

MEU AMIGO...CHOCOLATE FORNEAVEL , COCO RALADO ADOCICADO, LEITE CONDENSADO..

LUIZ O NOSSO AMIGO FLAVIO NÃO RESPONDEU SE GOSTA DAS DOCES... ?? kkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio Guimarães

Flávio Guimarães


Masculino Mensagens : 643
Data de nascimento : 30/04/1963
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : Porto Alegre - RS

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 9:59 am

Nilson da ToaToa escreveu:
lmpizzas escreveu:
é de coco com leite condensado?

MEU AMIGO...CHOCOLATE FORNEAVEL , COCO RALADO ADOCICADO, LEITE CONDENSADO..

LUIZ O NOSSO AMIGO FLAVIO NÃO RESPONDEU SE GOSTA DAS DOCES... ?? kkkkkkk

Nilson,

Adoto para esfihas o mesmo critério das pizzas.

Meu paladar pode até aceitar o doce ligado a pizzas e esfihas, mas meu celebro rechaça.

Ou seja, doce é doce. Pizza e esfiha, devem ser salgados.

É minha opinião. Sei que sou parte de uma imensa "minoria".

E tu assim como eu, sabe que burro velho quando empaca .....!!!

Cadê a foto do Beiruth ?????

Abç
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 10:34 am

FLAVIO.....

MONTAMOS DESTA FORMA.....

ESFIHAS E CIA Of8p




APRESENTAMOS DESTA FORMA...

ESFIHAS E CIA Sam1972x



DESCULPE AMIGO SÓ POSSO MOSTRAR COMO SABOREAMOS....kkkkkkkkkkk

ESFIHAS E CIA 3voh

Ir para o topo Ir para baixo
Flávio Guimarães

Flávio Guimarães


Masculino Mensagens : 643
Data de nascimento : 30/04/1963
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : Porto Alegre - RS

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 1:19 pm

.

Tá !!!! Chega !!!!

Daqui uma semana tu posta novamente.

Só não precisa colocar a última foto, tá ???

Flávio
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo FG




Masculino Mensagens : 22
Data de nascimento : 31/10/1978
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 45
Localização - Cidade/Estado : Minas Gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeQua Jun 19, 2013 9:31 pm

Nilson, meu caro.
Pode ajudar postando sua receita para recheio de frango e queijo?
Até agora esses são os únicos que não estou 100% satisfeito.
O frango faço com 1 parte de frango desfiado pronto, 1/2 parte de tomate, 1/2 parte de cebola e  orégano. Só que está ficando seco.
A de queijo é mussarela ralada com orégano. Só que está ficando praticamente um pão com queijo derretido (o que não deixa de ser hehehe).

Abraços,
Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeQui Jun 20, 2013 8:13 am

Paulo FG escreveu:
Nilson, meu caro.
Pode ajudar postando sua receita para recheio de frango e queijo?
Até agora esses são os únicos que não estou 100% satisfeito.
O frango faço com 1 parte de frango desfiado pronto, 1/2 parte de tomate, 1/2 parte de cebola e  orégano. Só que está ficando seco.
A de queijo é mussarela ralada com orégano. Só que está ficando praticamente um pão com queijo derretido (o que não deixa de ser hehehe).

Abraços,
Paulo

MEU AMIGO...EU PREPARO O FRANGO DESFIADO COM A ÁGUA QUE FICA DO MOLHO DE TOMATE...E DESTA FORMA ELE COZINHA COM MAIS TEMPEROS E FICA BEM UMEDECIDO...MAS REALMENTE NO FORNO SEMPRE RESSECA UM POUCO, NADA ALARMANTE..MAS COMO OS PEDIDOS SÃO COM COBERTURAS DE REQUEIJÃO OU MUSSARELA NÃO TENHO PROBLEMAS DESTE TIPO E VC SABE QUE UTILIZO O FORNO ESTEIRA QUE É BEM AGRESSIVO...

QUANTO AS ESFIHAS DE QUEIJO....É UM PÃO DE QUEIJO ABERTO...kkkk

VC PODE TER OUTROS TIPOS DE ESFIHAS DE QUEIJO, TIPO MISTURAR MUSSARELA COM QUEIJO BRANCO E SALSINHA TIPO HABIBIS, MAS REALMENTE A QUE VENDE É SÓ DE MUSSARELA....
Ir para o topo Ir para baixo
lmpizzas

lmpizzas


Masculino Mensagens : 149
Data de nascimento : 07/11/1963
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : minas gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 6:20 pm

Nilson,

Como eu preparo a calabresa para a esfiha? Ralar e fritar um pouco?


Grato,


Luiz Moraes
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo FG




Masculino Mensagens : 22
Data de nascimento : 31/10/1978
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 45
Localização - Cidade/Estado : Minas Gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 6:46 pm

lmpizzas escreveu:
Nilson,

Como eu preparo a calabresa para a esfiha? Ralar e fritar um pouco?


Grato,


Luiz Moraes

Luiz, eu passo no moedor de carne. Depois junto 1 porção de tomate e 1/2 de cebola.
Fica ótimo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 11:39 pm

LUIZ.....

EU FAÇO ESFIHAS DE CALABRESA MOIDA E DE CALABRESA FATIADA....SE O CLIENTE SOLICITAR EU COLOCO CEBOLA ....

ACREDITO QUE DEVA FICAR MUITO BOA CONFORME O PAULO ESCREVEU TEMPERANDO COM TOMATE E CEBOLA, MAS AQUI NO TOATOA NÃO TEMPERAMOS, A MENOS QUE O CLIENTE SOLICITE....
Ir para o topo Ir para baixo
lmpizzas

lmpizzas


Masculino Mensagens : 149
Data de nascimento : 07/11/1963
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : minas gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 8:06 am

ok. Mas desculpe a "inguinorança",hahahaha, eu não preciso frita-la antes de ir pro forno? Tanto temperada como sem tempero, vai crua pro forno?


Luiz Moraes
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 11:36 pm

lmpizzas escreveu:
ok. Mas desculpe a "inguinorança",hahahaha, eu não preciso frita-la antes de ir pro forno? Tanto temperada como sem tempero, vai crua pro forno?


Luiz Moraes

MEU AMIGO....

ESTE ASSUNTO "PRÉ ASSAR A CALABRESA" É TÃO DISCUTIDO COMO MASSA PRÉ ASSADA OU FRESCA OU MOLHO INDUSTRIAL OU CASEIRO....

NA VERDADE CADA UM TEM SEU ESTILO DE TRABALHO E É ISSO O LEGAL DO NOSSO SEGUIMENTO....

VOU FALAR POR MIM...CERTO.......QUANDO EU TRABALHAVA COM O FORNO A LENHA EU PRÉ ASSAVA A CALABRESA MAS AGORA QUE UTILIZO O ESTEIRA É IMPOSSÍVEL FAZER ESTE TRABALHO E NÃO SECAR MUITO A CALABRESA...

VC VAI TER QUE TESTAR E DESCOBRIR QUAL O SEU PALADAR E QUAL O TIPO DE CALABRESA PARA SEU TRABALHO...

VC VAI LER QUE MUITOS ADORAM A CALABRESA AURORA OUTROS A SEARA E EU TRABALHO COM A SADIA.....E TEMOS OUTROS TIPOS NO MERCADO...CERTO...

VOCE DECIDE....


Ir para o topo Ir para baixo
Brother pizzas

Brother pizzas


Masculino Mensagens : 3
Data de nascimento : 23/12/1963
Data de inscrição : 02/07/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : Caucaia CE

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Carne de esfirra   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSex Jul 12, 2013 9:33 am

Olá Nilson, também estou querendo colocar esfirras aqui  no meu delivery, já fiz muitos testes com vários tipos de massa que encontrei por aí, até que resolvi bolar a minha também, só que eu descobri que a massa tem muito haver com o preparo, sovamento e descanso. Eu asso as minhas esfirras em forno a gás com infra e pedra e sai legal. Agora eu tenho uma dúvida a respeito do preparo da tua carne, Quando vc vai congelar nos potes vc já deixa com o limão, cebola e o tomate? ou vc coloca o tomate e acebola depois de descongelada a carne? um abraço!                                                               

Brother Pizzas.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeSáb Jul 13, 2013 9:44 am

Brother pizzas escreveu:
Olá Nilson, também estou querendo colocar esfirras aqui  no meu delivery, já fiz muitos testes com vários tipos de massa que encontrei por aí, até que resolvi bolar a minha também, só que eu descobri que a massa tem muito haver com o preparo, sovamento e descanso. Eu asso as minhas esfirras em forno a gás com infra e pedra e sai legal. Agora eu tenho uma dúvida a respeito do preparo da tua carne, Quando vc vai congelar nos potes vc já deixa com o limão, cebola e o tomate? ou vc coloca o tomate e acebola depois de descongelada a carne? um abraço!                                                               

Brother Pizzas.

MEU IRMÃO....

EU CONGELO A CARNE MOÍDA DAS ESFIHAS JÁ PRONTAS PARA SUA UTILIZAÇÃO, E DESTA MANEIRA QUANDO ACABA DERREPENTEMENTE É SÓ COLOCAR DO FREEZER PARA O MICROONDAS E CONTINUAR A TRABALHAR....

QUANTO A MASSA VC ESTA MUITO CERTO CADA QUAL DEVE TER A SUA RECEITA, PARA TERMOS DIFERENTES SABORES E NOVIDADES....

BOA SORTE.....

ABRAÇO,
Ir para o topo Ir para baixo
Brother pizzas

Brother pizzas


Masculino Mensagens : 3
Data de nascimento : 23/12/1963
Data de inscrição : 02/07/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : Caucaia CE

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 7:25 am

Obrigado, bom fim de semana e boas vendas.    Brother pizza .
Ir para o topo Ir para baixo
lmpizzas

lmpizzas


Masculino Mensagens : 149
Data de nascimento : 07/11/1963
Data de inscrição : 28/01/2013
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : minas gerais

ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitimeQui Jul 18, 2013 7:34 pm

Fiz as esfihas de calabresa, o pessoal gostou. Ralei, temperei com limão,tomate e cebola.

As de queijo não tem jeito, ficam sem graça mesmo.



Luiz Moraes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ESFIHAS E CIA Empty
MensagemAssunto: Re: ESFIHAS E CIA   ESFIHAS E CIA Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
ESFIHAS E CIA
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Borda Recheada
» TAMANHO DOS BOLINHOS DE PIZZAS E ESFIHAS...
»  Esfihas de queijo - como temperar?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FALANDO DE PIZZAS :: FÓRUM PIZZA E PIZZARIA :: Receitas, Massas, Molhos e Ingredientes-
Ir para: