InícioRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 PIZZARIA ???? - "COMECE CERTO" - IMPORTANTES ORIENTAÇÕES DO SEBRAE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Flávio Guimarães



Masculino Mensagens: 617
Data de nascimento: 30/04/1963
Data de inscrição: 22/04/2012
Idade: 50
Localização - Cidade/Estado: Porto Alegre - RS

MensagemAssunto: PIZZARIA ???? - "COMECE CERTO" - IMPORTANTES ORIENTAÇÕES DO SEBRAE   Seg Maio 07, 2012 10:30 pm

Senhores (as).

Estou transcrevendo uma publicação do SEBRAE, dedicado ao nosso mercado (Pizzaria), que me foi extremamente útil quando resolvi abraçar esta atividade. É um guia bastante completo dos passos a seguir no caminho da implantação de seu negócio.
Atenção às entrelinhas e boa sorte.



A leitura deste Manual indica que você, muito provavelmente, está em via de abrir seu próprio negócio. Indica também que você começa certo, pesquisando e obtendo conhecimentos que serão decisivos em todas as etapas daqui para a frente. Nós, do Sebrae, queremos ajudar você nesta empreitada.
Neste Manual apresentaremos um esboço do que você precisa saber e praticar para melhorar suas chances de sucesso. Portanto, não é possível, nem é o propósito desta publicação, apresentar uma receita completa para exploração de “Pizzaria”. Até porque esta receita não existe.

Mas chamaremos sua atenção para os aspectos fundamentais que você precisa saber e para as habilidades que precisará desenvolver ao atuar com este tipo de empreendimento. Considere todas estas informações como sendo o ponto de partida, e busque, começando por este Manual, o conhecimento necessário para uma exploração competente desse negócio.

Não é exagero dizer que este Manual é diferente, pois seu objetivo é clarear as coisas que você precisa saber para ter chances reais de sucesso. Acreditamos que, se você souber o que tem de fazer, encontrará um meio de fazer o que precisa ser feito. Nosso objetivo é desafiar você para obter domínio sobre os aspectos importantes deste negócio.
Portanto, neste Manual você encontrará desafios relacionados com os aspectos de gestão que precisa entender e aprender, já que resposta-padrão de como explorar o negócio “Pizzaria” e ter sucesso simplesmente não existe.

Muitos são os caminhos que levam ao sucesso dessas empreitadas. Mas muitas, também, infelizmente, são as possibilidades de falhas. Por isto procure identificar o maior número possível de empresas que atuam neste ramo e descubra tudo sobre a forma de como operam.

Veja a seguir quais aspectos são realmente relevantes para o seu projeto de uma “Pizzaria”.

Em pesquisa de 2002, o Sebrae-SP constatou que 31% das empresas paulistas fracassam no primeiro ano de operação, e 60% não conseguem chegar a 5 anos de vida.
Em comum, estas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: planejamento prévio, ou estruturação do negócio, e na sua gestão.
São aspectos para os quais você realmente precisa se desafiar. Todo esforço que fizer para aprender, tanto com as empresas que alcançaram sucesso como com as que fracassaram. Este será o seu mais importante investimento, o que realmente sustentará a viabilidade de seu negócio.

Queremos dizer que é necessário que você conheça o melhor possível este ramo de atividade.

PARA NÃO FRACASSAR

Se você já atuou no ramo de “Pizzaria”, como empresário ou como empregado, não pense que sabe tudo. Visite o maior número possível de lojas, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades, etc.

Se você não é do ramo, por um lado isto é bom porque não tem vícios e sabe que tem de aprender muito, o caminho é pesquisar, conversar com pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com uma Pizzaria. O objetivo é este mesmo, aprender como se ganha dinheiro com a exploração empresarial desse tipo de empreendimento.

É normal pensar que fazer amizades ou interagir com empresários do ramo é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um “futuro concorrente”.
Não é verdade! As pessoas gostam de trocar idéias e falar das dificuldades, basta ser franco na conversa, se apresentando e explicando sua situação. Para começar, busque empresas em bairros distantes ou até mesmo cidades vizinhas, pois assim ninguém se sentirá ameaçado.


COMECE CERTO - PIZZARIA


O resultado desta fase de aprendizado e pesquisas é você formar idéias, e estar convicto sobre o projeto de seu novo negócio e como será sua “Pizzaria”. Ao contatar outras empresas, você deve buscar elementos para responder as seguintes questões:

• Onde será localizada sua Pizzaria?
• Como será o processo de “Venda”, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária?
• Como será o processo para ocupação do espaço no mercado, com clientes, concorrentes e fornecedores?
• Como será a operação da pizzaria de forma a satisfazer e surpreender os clientes?
• Como será sua equipe de funcionários?
• Como será seu formato de gestão, que inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las,apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia-a-dia?
• Quando sua pizzaria estiver funcionando você pretende ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranqüilo durante as férias?
• Você pretende montar outros negócios? Outras empresas?
• Este é realmente um bom negócio para o tipo de pessoa que você é?


Em resumo, responder a estas questões permitirá a você um mínimo de domínio sobre o negócio de pizzaria e o ajudará a ter chances reais de viabilidade. Com pesquisas, estudo e identificação da prática do dia-a-dia, você construirá suas próprias respostas.

SOBRE OPORTUNIDADE

Este realmente é um bom negócio? O primeiro ponto sobre o qual você precisa ter certeza é quanto à oportunidade de negócio que identificou.

Você realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos, ou apenas uma idéia na cabeça?

ONDE ESTÁ A DIFERENÇA?

De maneira bem simples e direta, podemos dizer que, se tem alguém querendo comprar os produtos de uma Pizzaria, então existe uma oportunidade de negócio.
Afinal de contas podemos resumir a atividade de “Pizzaria” numa ação de vender e lucrar.
Se for comprovada a possibilidade de vender os produtos da Pizzaria que pretende montar e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio.
Note bem, vender e lucrar. Não basta somente vender. O que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro. Não serve qualquer lucro. Mas somente um montante de lucro que compense toda a empreitada. Isto é, supere em ganhos o que poderia ser obtido em outros negócios e investimentos.
Assim, uma questão puxa a outra.

COMECE CERTO - PIZZARIA

• Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em comprar os produtos que pretende oferecer na sua pizzaria.
• Por um preço que compense todos os seus custos e dê lucro.
• Em quantidade que acumule, no final de um período de tempo, um montante de lucro que compense a empreitada.
• E que estas condições durem por tempo que compense a montagem do negócio. Isto é, dê o retorno que você deseja.
• E ainda, que você realmente esteja disposto a enfrentar e comandar o dia-a-dia desta operação, significa que você e sua família adaptarão o estilo de vida às condições que este negócio necessitar, caso esteja no comando da operação da pizzaria.

Identificar estas questões. Refletir sobre elas. Obter resposta para cada uma delas.
Conseguir as condições necessárias para realizá-las, é o que chamamos de planejamento prévio do negócio.

Então, o próximo passo que recomendamos, após a leitura deste Manual, é que você inicie

Amanhã continuo postando o estudo do SEBRAE. Acho que esta primeira parte é a mais importante, pois é a "DETERMINAÇÃO CONFRONTADA COM A RAZÃO".

Ponderar é preciso !!!!!

Flávio
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador do Fórum
Admin


Mensagens: 697
Data de inscrição: 15/04/2012

MensagemAssunto: Re: PIZZARIA ???? - "COMECE CERTO" - IMPORTANTES ORIENTAÇÕES DO SEBRAE   Sex Maio 11, 2012 8:32 pm

Pedro,

Este texto é baseado em uma publicação do SEBRAE, chamado "Comece Certo - Pizzaria".

Eles tem uma série destes manuais, contemplando outras atividades empresariais.

Vou te passar o link, para que você acesse a totalidade do manual, OK.

Minha ideia de postá-lo aqui, era de discutir determinados assuntos tratados no Manual.

Quem sabe tu fica com esta atribuição de propor as suas dúvidas, para que juntos possamos discutir ????

Segue o link:

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/que-negocio-abrir/ideias/resultado_busca_termo_biblioteca?termo_busca=comece+certo%3A+pizzaria&submit.x=30&submit.y=16

Divirta-se !!!

Abç

Flávio



Voltar ao Topo Ir em baixo
http://falandodepizzas.forumeiros.com
Pedro AG



Masculino Mensagens: 16
Data de nascimento: 02/12/1982
Data de inscrição: 02/05/2012
Idade: 31
Localização - Cidade/Estado: Dourados

MensagemAssunto: Re: PIZZARIA ???? - "COMECE CERTO" - IMPORTANTES ORIENTAÇÕES DO SEBRAE   Seg Maio 14, 2012 8:40 pm

Flávio,

Muito obrigado.

Já estou absorvendo todo o ensinamento.

Agradeço pelas respostas que você colocou nos outros tópico.
Vou levar alguns dias para entender tudo, mas tenho certeza de que terei dúvidas.

Vou contar com a tua ajuda. Pode ser

Um abraço

Pedro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Administrador do Fórum
Admin


Mensagens: 697
Data de inscrição: 15/04/2012

MensagemAssunto: Re: PIZZARIA ???? - "COMECE CERTO" - IMPORTANTES ORIENTAÇÕES DO SEBRAE   Dom Jan 13, 2013 7:36 pm

AMIGOS,

VOU COLOCAR AQUI AS DÚVIDAS DE NOSSO AMIGO NILTON ROCHA:

COLOQUEI NESTE TÓPICO DO SEBRAE, PORQUE JULGO QUE SE LERMOS ATENTAMENTE O TEXTO, ELE JÁ NOS AJUDARÁ NAS REPOSTAS AS QUESTÕES COLOCADAS PELO NILTON.

MAS VAMOS LÁ, VER O QUE ELE NOS DIZ:

Prezados SRs.
Tenho uma pequena confeitaria aqui na cidade de Colatina, E. Santo. Este ano estou pretendendo iniciar no ramo de pizzas, no sistema delivery. Somente entrega.
Gostaria de receber sugestoes de como iniciar. Minha maior duvida é quanto a aceitaçao do mercado. Fiz uma pesquisa de mercado e pude constatar duas coisas que vou precisar utilizar como diferencial. Uma é o preço (a maioria acha os preços praticados alto). A segunda é a entrega que sempre passa dos 50 minutos apos o pedido.
Se puderem me ajudar, ficarei agradecido.
Nilton Rocha


Nilton,

Desculpe a sinceridade, mas não é nada fácil responder estas questões.

Minha experiência pessoal aponta para uma direção contrária à guerra de preços.
Fui entender que é possível lucrar com pizza, quando parti para o "personal delivery", que consiste em uma turma de 30 a 40 clientes, que pagam um valor justo por um produto bem elaborado.

Quando parti para essa solução, abandonei o "primeiro grande problema de toda pizzaria delivery".
Esse problema chama-se MOTOBOY. Sobre esses, deixo para os amigos com mais tempo de delivery falar.
Mas uma coisa é certa, a não ser que seja tu mesmo a pilotar a moto, nunca existirá total confiabilidade para que sua pizzaria venda a ideia do "menor tempo de entrega". Conheci muita gente que fechou a pizzaria em função de não conseguir uma equipe de motoqueiros a altura da sua proposta.

Vamos aguardar mais alguma opinião a respeito, mas na minha ótica, esse é o cenário que tu vai viver.

Forte abraço e desculpe a demora em responder.

Abç

Flávio
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://falandodepizzas.forumeiros.com
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: PIZZARIA ???? - "COMECE CERTO" - IMPORTANTES ORIENTAÇÕES DO SEBRAE   Qui Jan 17, 2013 3:52 pm

Admin escreveu:
AMIGOS,

VOU COLOCAR AQUI AS DÚVIDAS DE NOSSO AMIGO NILTON ROCHA:

COLOQUEI NESTE TÓPICO DO SEBRAE, PORQUE JULGO QUE SE LERMOS ATENTAMENTE O TEXTO, ELE JÁ NOS AJUDARÁ NAS REPOSTAS AS QUESTÕES COLOCADAS PELO NILTON.

MAS VAMOS LÁ, VER O QUE ELE NOS DIZ:

Prezados SRs.
Tenho uma pequena confeitaria aqui na cidade de Colatina, E. Santo. Este ano estou pretendendo iniciar no ramo de pizzas, no sistema delivery. Somente entrega.
Gostaria de receber sugestoes de como iniciar. Minha maior duvida é quanto a aceitaçao do mercado. Fiz uma pesquisa de mercado e pude constatar duas coisas que vou precisar utilizar como diferencial. Uma é o preço (a maioria acha os preços praticados alto). A segunda é a entrega que sempre passa dos 50 minutos apos o pedido.
Se puderem me ajudar, ficarei agradecido.
Nilton Rocha


Nilton,

Desculpe a sinceridade, mas não é nada fácil responder estas questões.

Minha experiência pessoal aponta para uma direção contrária à guerra de preços.
Fui entender que é possível lucrar com pizza, quando parti para o "personal delivery", que consiste em uma turma de 30 a 40 clientes, que pagam um valor justo por um produto bem elaborado.

Quando parti para essa solução, abandonei o "primeiro grande problema de toda pizzaria delivery".
Esse problema chama-se MOTOBOY. Sobre esses, deixo para os amigos com mais tempo de delivery falar.
Mas uma coisa é certa, a não ser que seja tu mesmo a pilotar a moto, nunca existirá total confiabilidade para que sua pizzaria venda a ideia do "menor tempo de entrega". Conheci muita gente que fechou a pizzaria em função de não conseguir uma equipe de motoqueiros a altura da sua proposta.

Vamos aguardar mais alguma opinião a respeito, mas na minha ótica, esse é o cenário que tu vai viver.

Forte abraço e desculpe a demora em responder.

Abç

Flávio


MEUS AMIGOS LENDO ESTE TÓPICO VOU FALAR DA MINHA MANEIRA DE TRABALHAR........

MEU DIFERENCIAL ESTA NO TODO......PRODUTOS DE PRIMEIRA COM PREÇO JUSTO........

PRODUTO AQUI COMEÇA NA EMBALAGEM E VAI ATÉ A EDUCAÇÃO DOS MOTOBOYS....

QUANTO AS ENTREGAS AS VEZES A DEMORA NÃO ESTA SÓ NOS ENTREGADORES CERTO... TAMBÉM PODEMOS GANHAR TEMPO EM NOSSA LINHA DE MONTAGEM....AQUI NO TOATOA TRABALHO COM PRAZO DE 30 MINUTOS DO TELEFONEMA ATÉ A CHEGADA DA PIZZA NA CASA DO CLIENTE E ESTAMOS SEMPRE CONTROLANDO E PROCURANDO CAMINHOS DENTRO OU FORA DA PIZZARIA PARA MELHORAR...

NÃO ESTOU DIZENDO QUE É FÁCIL MAS SE BEM ESTRUTURADO É POSSÍVEL...

NILSON
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

PIZZARIA ???? - "COMECE CERTO" - IMPORTANTES ORIENTAÇÕES DO SEBRAE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FALANDO DE PIZZAS :: FÓRUM PIZZA E PIZZARIA :: Planejamento, Administração e Gestão-