InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Forno Venâncio - Como dispor as pedras?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Leilane

Feminino Mensagens : 1
Data de nascimento : 30/01/1986
Localização - Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG

MensagemAssunto: Forno Venâncio - Como dispor as pedras?   Sab Dez 14, 2013 4:12 pm

Pessoal,
boa tarde!

Sou nova no fórum, mas não como consumidora de pizzas...amo desde criança rs.
Meu pai comprou um forno á gás Venâncio com as pedras refratárias. Nossa dúvida é: as pedras refratárias tem 2 lados: liso e com ranhuras. Qual lado deve ficar pra cima?

Outra coisa: posso colocar a pizza direto nessas pedras refratárias ou devo colocar em formas?
Mais uma: As pedras devem secar antes de serem utilizadas na 1ª vez? Como proceder?

Muitíssimo obrigada!!

Leilane
jeanfabio

Masculino Mensagens : 9
Data de nascimento : 21/05/1973
Localização - Cidade/Estado : Morrinhos/Goiás

MensagemAssunto: Re: Forno Venâncio - Como dispor as pedras?   Seg Fev 10, 2014 10:22 am

Olá Leilane,

Acabei de adquirir um forno venâncio a gás. Estou ainda em fase de testes, mas já percebi algumas coisas sobre ele.

Primeiro, parece-me que nada muda o desempenho do forno quanto a posição das pedras refratárias, particularmente, preferi colocar o lado liso para cima por uma questão de facilidade ao limpa-lo, uma vez que o lado com ranhuras para cima, pode acumular resíduos das cocções anteriores e, ao utilizá-lo novamente, produzir fumaça (mas teria que ser muito grande o acúmulo).

Segundo, sobre a cocção direta sobre a pedra, também particularmente, não me agradou... Ficou muito seca a massa, quase queimada, demandou muita atenção para que não provocasse a perda do material em cocção... Fiquei imaginando, em um período de pico...vários pedidos na fila de espera e eu tendo que ficar tomando conta das pizzas para que não queimem.... Preferi assá-las na posição intermediária, sob a grade e utilizando as telas...Fiquei satisfeito com o resultado obtido... Porém ressalto, são experiências de um iniciante no ramo, aprendendo com as dicas dos mestres desse forum e com os erros, que tem acontecido com pouca frequência, graças ao auxílio de nossos amigos dessa maravilha de forum.

Abraços!
Pedro AG

Masculino Mensagens : 16
Data de nascimento : 02/12/1982
Localização - Cidade/Estado : Dourados

MensagemAssunto: Re: Forno Venâncio - Como dispor as pedras?   Seg Fev 10, 2014 10:53 am

jeanfabio escreveu:
Olá Leilane,

Acabei de adquirir um forno venâncio a gás. Estou ainda em fase de testes, mas já percebi algumas coisas sobre ele.

Primeiro, parece-me que nada muda o desempenho do forno quanto a posição das pedras refratárias, particularmente, preferi colocar o lado liso para cima por uma questão de facilidade ao limpa-lo, uma vez que o lado com ranhuras para cima, pode acumular resíduos das cocções anteriores e, ao utilizá-lo novamente, produzir fumaça (mas teria que ser muito grande o acúmulo).

Segundo, sobre a cocção direta sobre a pedra, também particularmente, não me agradou... Ficou muito seca a massa, quase queimada, demandou muita atenção para que não provocasse a perda do material em cocção... Fiquei imaginando, em um período de pico...vários pedidos na fila de espera e eu tendo que ficar tomando conta das pizzas para que não queimem.... Preferi assá-las na posição intermediária, sob a grade e utilizando as telas...Fiquei satisfeito com o resultado obtido... Porém ressalto, são experiências de um iniciante no ramo, aprendendo com as dicas dos mestres desse forum e com os erros, que tem acontecido com pouca frequência, graças ao auxílio de nossos amigos dessa maravilha de forum.

Abraços!

Jean e Leilane,

A melhor forma de tirar proveito do aquecimento das pedras refratárias é utilizar as "telas".

É a forma que utilizo. Isso exige a parte lisa da pedra para cima.

Vejam este tópico. Vai ajudá-loa a entender o funcionamento.

http://falandodepizzas.forumeiros.com/t171-telas-de-aluminio-para-coccao?highlight=telas

Pedro
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Forno Venâncio - Como dispor as pedras?   

Forno Venâncio - Como dispor as pedras?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FALANDO DE PIZZAS :: FÓRUM PIZZA E PIZZARIA :: Equipamentos e Fornos-
Ir para: