InícioRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 FOLHETO, PROSPECTO, FOLDER, PANFLETO, SERÁ TUDO A MESMA COISA?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Flávio Guimarães



Masculino Mensagens : 642
Data de nascimento : 30/04/1963
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 53
Localização - Cidade/Estado : Porto Alegre - RS

MensagemAssunto: FOLHETO, PROSPECTO, FOLDER, PANFLETO, SERÁ TUDO A MESMA COISA?   Sex Set 28, 2012 8:54 pm

Amigos,

Achei bem elucidativo este texto da empresa "Design Soluções".
Vale a leitura para conhecer melhor este universo que teremos que dominar em nome do bom andamento de nossas pizzarias.


FOLHETO, PROSPECTO, FOLDER, PANFLETO,SERÁ TUDO A MESMA COISA?


Onde esses serão distribuídos? Esta é a primeira coisa a se pensar. A diferença da logística de distribuição interferirá no resultado exemplo: o folder, folheto ou filipeta tem muito texto e imagens variadas, a distribuição em um semáforo (sinal), numa rua de alto fluxo de pedestres ou na entrada de alunos de uma escola não alcançará uma boa divulgação pois estes não terão tempo para lê-lo, então pensaremos “lerão em casa!”, você verá que isso não acontece de fato se o folheto não prendê-lo de imediato. Para folhetos de muito texto a distribuição deve ser em residências e lugares onde as pessoas não estão com pressa, e os folhetos de impacto com imagens e pouco texto poderão ser
utilizados em locais mais agitados, mas, deve-se observar o designer seu lay-out de leitura rápida e uniforme.

FLYER/FOLHETO
Folheto promocional , composto de uma folha só, sem dobras. Costuma-se usar uma folha A4 (20x30cm) e dividí-la em dois ou quatro cortes iguais. Contém textos explicativos sobre o produto/serviço com maiores detalhes. O Flyer ou Folheto clássico têm o formato de 10x15cm, sendo 4/4 (color frente e verso) ou 4/1 (color frente e verso uma cor a preta) ou ainda os mais econômicos 1/1 (uma cor na frente e uma no verso).

FILIPETA
Mesma especificação do anterior, sendo a única diferença no seu formato, a filipeta é mais esticadinha, como o nome sugere. Formato de 10x21cm . Bom para usar propaganda explicativa seriada (cardápios de pizzas e valores, dias de eventos e cantores que se apresentarão, cursos oferecidos pela escola e etc...).

FOLDER
O folder permite vários cortes criativos para chamar a atenção. Pode ser circular, retangular, e com o uso de facas gráficas especiais, o mesmo poderá ter um formato de um cachorro, um perfume, carro ou qualquer outra imagem com o adicional do modelo ainda utilizar uma ou mais dobras para explicarmos tudo sobre o evento/produto/serviço.
Seu formato, como dos demais, fica dentro das dimensões 20x30cm. É o modelo mais utilizado para atingir público alvo específico, pois suas características são ideais em conjunto com um designer criativo e original.

MINI FOLDER (DUPLO, TRIPLO)
Ainda no procedimento de entrega em mãos de propaganda; temos um mini folder que é conhecido como cartão duplo. Possui maior área de exposição do que o cartão comercial. Formato de 18x5cm ou 10x9cm ele consegue reunir num só ambiente o show room e os dados empresariais e também poderá ser utilizado como cartão somente se respeitando as regras básicas

CARTÃO
Cartão de Visita como já diz o nome é um atrativo para o cliente visitá-lo. Então é necessário seguir regras básicas para este não se tornar desprezível como acontece com muitas empresas. Não podemos transformar o cartão num folder, num panfleto ou em uma placa. Este divulgador deve ser 'limpo' direto ao assunto, agradável aos olhos, com os dados fáceis de ler 'legibilidade' e rápida leitura ocular. Formato 9x5cm em papel Couchê 250 gramas é o mais utilizado pelas empresas.

POSTAL (LÂMINA DUPLA, TRIPLA, QUÁDRUPLA)
O postal pode ser um excelente divulgador de seu serviço/produto/empresa, usado com criatividade como é na Europa e Canadá. Impresso em papel encorpado Couchê ou similar com frente em cores e verso uma cor (preto) 4/1. No formato 9x15cm denominado de Postal Triplo (medida de 3 cartões) ou Postal Quádruplo de 10x18cm (medida 4 cartões). Ótimo para enviar para futuros clientes, em datas
comemorativas com temas relacionados a estes, e paisagens da cidade onde esteja a sede ou filiais da empresa. Um e-mail (correio eletrônico) é prático, mas as cartas continuam criando sensações e acalentando emoções que nenhum outro meio consegue.

CARTAZ
Peça impressa de um só lado, em papel de grandes dimensões, para ser afixada em locais abertos (ambientes amplos ou ao ar livre), destinada a dar informações comerciais ou a anunciar eventos, como exposições, espetáculos, etc. O cartaz costuma ter um trabalho visual mais apelativo, tentando uma comunicação rápida. Por isso, é uma das principais ferramentas usadas na comunicação e no
desenvolvimento das organizações modernas, além de um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas e instituições com a finalidade de atingir objetivos estratégicos. Pode realizar também funções sociais e econômicas. A comunicação através do cartaz é uma das formas mais eficazes encontradas por essas organizações para se relacionarem com o mercado.

TIPOS DE PAPEL

PAPEL COUCHÉ LISO/ FOSCO

Papel branco, com revestimento que deixa sua superfície lisa. O couche liso, após a impressão, tem brilho homogêneo, ou seja, tanto na área impressa quanto na não-impressa. Refere-se a ele como "papel brilhoso". O couche fosco, ganha um pequeno briho na área impressa. Indicado para confecção de revistas (tanto miolo quanto capa), jornais, livros (miolo), panfletos, convites, cartazes e nas maiores
gramaturas para cartão de visita.

PAPEL RECICLATO
São papéis reciclados, constituindo de 50% papéis aparas (sobra de papel), sem impressão. O restante variam de 20-50% de papéis impressos reciclados pós-cosumido, variando de acordo com o efeito que se deseja obter.
Oferecem uma variedade muito grande de cores e textura, proporcionando ao usuário um resultado diferenciado dos papéis freqüentemente utilizado. É ideal para impressões finas em livros de arte, hot stamping, relevo seco, obras de arte, efeitos de porcelana, impressão em jato de tinta e impressão à laser.

PAPEL OFF-SET
É o chamado "papel comum". É o papel comprado para uso em impressoras domésticas. Ele é branco, e levemente áspero. Indicado para produção de livros, jornais, envelopes, formulários, blocos e panfletos.

DUO-DESIGN
Papel cartão, com ambos os lados brancos, que oferece rigidez, proteção e resistência ao produto.
Seus lados se diferem, sendo um liso e o outro áspero. Ambos os lados recebem bem impressão em 4 cores. Indicado para capa de livro e cartão postal.

TRIPLEX
Papel Cartão, com a superfície e verso brancos e miolo escuro. É um produto resultante da união de várias camadas de celulose sobrepostas, iguais ou distintas, que se aderem por compressão. É normalmente utilizado em embalagens de chocolates, cosméticos, medicamentos, bebidas, além de impressos publicitários como Calendários.
O preço do papel é calculado de acordo com a sua gramatura. Ou seja, quanto maior a gramatura, maior será o custo de papel. Porém, deve-se sempre levar em consideração, que papéis mais finos (menores gramaturas), por vezes não conferem ao trabalho a sensação desejada, além de não serem indicados para impressão nos dois lados, pois acabam sendo relativamente transparentes. Peça-nos
orientação, ou busque em cada tipo de trabalho a descrição dos papéis mais indicados

CORES E ACABAMENTO

QUADRICROMIA OU IMPRESSÃO EM 4 CORES

Muitos devem se perguntar o que quer dizer os números 4/4, 4/0 e 4/1, que costumam vir ao lado dos cartões, panfletos, folhetos, e etc.
Tais números referem-se à quadricromia, ou impressão de 4 cores, um processo de impressão que utiliza as quatro cores básicas da paleta CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) que, combinadas, geram toda a variedade de cores possível. Ou seja, 4/4 indica que o produto será totalmente colorido, frente e verso; 4/1 indica que o verso será preto e branco, e 4/0 indica que o verso será branco.

LAMINAÇÃO FOSCA
É um acabamento, mais comumente utilizado em capas de livros, que deixa o papel fosco. Consiste em unir à folha de papel uma lâmina de plástico, ou de outro material, dando uma proteção com um toque "emborrachado".

VERNIZ UV
O Verniz UV é uma camada protetora, que aplicada ao papel, resulta em um acabamento parecido com a plastificação, oferecendo alto brilho e mais resistência. Pode ser Total ou Localizado.
Ele não influencia nas cores e a secagem é feita por luz ultra-violeta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
FOLHETO, PROSPECTO, FOLDER, PANFLETO, SERÁ TUDO A MESMA COISA?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FALANDO DE PIZZAS :: FÓRUM PIZZA E PIZZARIA :: Planejamento, Administração e Gestão-
Ir para: