FALANDO DE PIZZAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Massa não esta chegando ao ponto.

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Marcos Santos




Masculino Mensagens : 81
Data de nascimento : 22/09/1966
Data de inscrição : 19/04/2012
Idade : 57
Localização - Cidade/Estado : São Roque SP

Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitimeTer maio 29, 2012 1:27 am

Boa noite pessoal!

De ums tempos pra cá tenho notado que minha massa não tem crescido o suficiente,mesmo após deixar ela descansar por 2 horas. Passei minha receita pro pizzaiolo e ele tem feito do mesmo jeito que eu,porem o resultado final não esta nem perto do que eu fazia antes.
Gostaria da ajuda dos amigos nesse problema que estou enfrentando, a receita é a mesma porêm o resultado não esta igual.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pizzariabrasilsr.com.br/
rafaelghellere




Mensagens : 28
Data de inscrição : 02/05/2012

Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Re: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitimeTer maio 29, 2012 3:46 pm

Opa.

Não sou a pessoa mais experiente do ramo.. mas vamos tentar.

Algumas coisas que percebi, umas na prática e outras lendo.

a ordem da mistura afeta o resultado.

Se não me engano o sal mata o fermento.. eu coloca a farinha, fermento e misturo.. depois coloca açucar e misturo novamente.. depois vai o sal e os outros ingredientes...

Este pode ser um fator.

Outro fator é a temperatura.

No verão utilizo menos fermento que no inverno.. quer dizer.. no inverno uso a quantidade da receita e no verão menos.

A temperatura do local onde a massa fica descansando também interfere. Eu deixo metade da minha massa na geladeira, para não crescer de forma exagerada.. e vou tirando ao longo da noite...

Espero ter ajudado.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Administrador do Fórum
Admin
Administrador do Fórum


Mensagens : 697
Data de inscrição : 15/04/2012

Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Re: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitimeTer maio 29, 2012 4:32 pm

Marcão e Rafael,

Que bom rever os amigos.

Com relação a massa do Marcão, acho que precisaríamos de mais dados para poder ajudar.

Conheço o Marcos a um ano e conheço a história dele. Começou a usar masseira a pouco mais de 10 meses (tó errado).

Até então foram mais de dois anos trabalhando a massa a mão.

Marcão, colocaste que a massa não cresce. Mudaste marca ou o tipo do fermento ????

A massa não cresce, mas mantém as demais qualidades anteriores ??? Fica mais fina e dura ????

Farinha é a mesma ???? Nenhuma mudança de ingrediente ?????

Que tipo de água tu usa, Sabesp ou mineral ????

Local de armazenagem dos pães boleados sofreu mudanças????

São muitas as possibilidades.

Deixa mais informações pra gente poder tentar ajudar.

Flávio
Ir para o topo Ir para baixo
https://falandodepizzas.forumeiros.com
Marcos Santos




Masculino Mensagens : 81
Data de nascimento : 22/09/1966
Data de inscrição : 19/04/2012
Idade : 57
Localização - Cidade/Estado : São Roque SP

Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Re: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitimeQui maio 31, 2012 11:50 pm

Obrigado pelo retorno pessoal!

Eu não alterei nada nos ingredientes,mais como disse o Flávio,eu fazia a massa na mão e agora tenho feito em masseira.
Uma coisa que notei é que a masseira deixa a massa mais seca do que anteriormente,como nunca tive a preocupação de medir a quantidade de água quando batia a mão então não sei dizer se a quantidade é a mesma que uso hoje.

O que tenho percebido é que os bolos não chegam a dobrar de tamanho como acontecia e nem as bordas tem crescido como antes.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pizzariabrasilsr.com.br/
rafaelghellere




Mensagens : 28
Data de inscrição : 02/05/2012

Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Re: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitimeSeg Jun 04, 2012 3:11 pm

faça novamente a receita na mão e veja o resultado..

se for igual ao que era antes.. ou seja.. bom.. nos avise.

A masseira utiliza menos água do que a receita normal.


qual receita vc usa?

Que tipo de masseira vc usa?

Nos ajude aí.. para podermos te ajudar..


abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos Santos




Masculino Mensagens : 81
Data de nascimento : 22/09/1966
Data de inscrição : 19/04/2012
Idade : 57
Localização - Cidade/Estado : São Roque SP

Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Re: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitimeSeg Jun 04, 2012 5:18 pm

Rafael eu gostei muito dessa sua idéia de fazer a massa novamente na mão,a gente se acostuma tanto com as coisas que ficamos bitolados.
Vou fazer um teste com as duas massas para poder comparar o resultado final e depois falo aos amigos.
Valeu mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pizzariabrasilsr.com.br/
Convidad
Convidado




Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Re: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 8:06 pm

ESTIMADO MARCOS, BATER A MASSA NA MASSEIRA OU NAS MAOS NAO DEVERIA ALTERAR A TUA FORMULAÇÃO E ARRISCO DIZER QUE ATÉ DEVERIA MELHORAR, POIS NA MASSEIRA A HOMOGEINIZAÇÃO É MUITO MAIS PERFEITA, NO ENTANTO, SE VC NAO POSSUI UM PADRÃO DE PESOS E QUANTIDADES, ESSA INSTABILIDADE PODE E DEVE ESTAR AFETANDO O RESULTADO DA SUA RECEITA.
QUER UM BOM CONSELHO? PESE TUDO E NAO TERÁ PROBLEMAS.

MESMO ASSIM, O FLAVIO FOI MUITO PRUDENTE QUANDO PEDIU MAIS DADOS SOBRE A FORMULAÇÃO DA SUA RECEITA, POIS SE VC FIZER UM PASSO A PASSO PARA NÓS, TEREMOS MAIS CHANCES QUE ENCONTRAR O PROBLEMA QUE ESTÁ TE INCOMODANDO OK?

FORTE ABRAÇO AMIGO!

ATTE

HASSIN

Marcos Santos escreveu:
Boa noite pessoal!

De ums tempos pra cá tenho notado que minha massa não tem crescido o suficiente,mesmo após deixar ela descansar por 2 horas. Passei minha receita pro pizzaiolo e ele tem feito do mesmo jeito que eu,porem o resultado final não esta nem perto do que eu fazia antes.
Gostaria da ajuda dos amigos nesse problema que estou enfrentando, a receita é a mesma porêm o resultado não esta igual.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos Santos




Masculino Mensagens : 81
Data de nascimento : 22/09/1966
Data de inscrição : 19/04/2012
Idade : 57
Localização - Cidade/Estado : São Roque SP

Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Re: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 11:07 pm

Mestre Hassin, eu sempre pesava todos os ingredientes antes de contratar um pizzaiolo em Dezembro.
No início acompanhava e auxiliava o pizzaiolo nesta tarefa,nenhuma diferença foi notada então.

Só notei esse problema quando deixei que ele fizesse todo o trabalho sozinho,já o questionei sobre a pesagem dos ingredientes e ele me garantiu que estava pesando.
Começo a ter minhas duvidas se isto está sendo feito realmente!

Vou conversar novamente com ele e deixar claro da importância da pesagem.
Agradeço novamente aos amigos por me ajudarem.

Obrigado!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pizzariabrasilsr.com.br/
Convidad
Convidado




Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Re: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitimeSex Jun 15, 2012 8:06 am

Bom dia amigo,

De fato as suas suspeitas podem nao ser infundadas.

Tente examinar ocultamente o trabalho do seu colaborador, pois ai pode estar o problema
com a tua massa.

Desejo-te boa sorte e que encontre em breve uma solução para o seu problema.

Boa sorte e sucesso amigao!

Atte.
Hassin
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Massa não esta chegando ao ponto. Empty
MensagemAssunto: Re: Massa não esta chegando ao ponto.   Massa não esta chegando ao ponto. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Massa não esta chegando ao ponto.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» QUAL A SUA RECEITA DE MASSA DE PIZZA
» FALANDO DE PIZZAS - APRESENTAÇÃO DO FÓRUM - NORMAS DE UTILIZAÇÃO
» MASSA NÃO CRESCEU !!!! LEVEI A GELADEIRA POR 3 DIAS E .........
» Massa doce.
» POR QUANTOS DIAS POSSO CONGELAR A MASSA CRUA DE PIZZA?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FALANDO DE PIZZAS :: FÓRUM PIZZA E PIZZARIA :: Receitas, Massas, Molhos e Ingredientes-
Ir para: