FALANDO DE PIZZAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Base de forno

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Andrezao




Masculino Mensagens : 3
Data de nascimento : 27/07/1982
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 41
Localização - Cidade/Estado : Rio Claro - SP

Base de forno Empty
MensagemAssunto: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 1:15 pm

Estou montando um forno e gostaria de saber de vcs, do que é feita a base do forno q vcs utilizam.......ja vi muitos de tijolo refratario aparente.....é isso mesmo? desde ja o meu muito obrigado a todos da comunidade...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 2:11 pm

Andrezao escreveu:
Estou montando um forno e gostaria de saber de vcs, do que é feita a base do forno q vcs utilizam.......ja vi muitos de tijolo refratario aparente.....é isso mesmo? desde ja o meu muito obrigado a todos da comunidade...

MEU AMIGO EU DESMONTEI DOIS FORNOS A LENHA E A BASE DEPOIS DA LAJE É REVESTIDA POR TIJOLOS REFRATÁRIOS BEM COMO A CÚPULA DO FORNO......AMIGO PASSE UNS CANOS DE BRONZE EM FORMA DE ESPIRAL EM BAIXO DA LAJE E VC VAI TER ÁGUA QUENTE DE GRAÇA....
Ir para o topo Ir para baixo
Andrezao




Masculino Mensagens : 3
Data de nascimento : 27/07/1982
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 41
Localização - Cidade/Estado : Rio Claro - SP

Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 9:10 pm

Grande amigo, o forno q vc desmontou os tijolos da base eram aparente, somente rejuntados? é isso?.....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeTer Abr 16, 2013 11:27 pm

Andrezao escreveu:
Grande amigo, o forno q vc desmontou os tijolos da base eram aparente, somente rejuntados? é isso?.....

MEU AMIGO ELES SÃO COLOCADOS SOBRE A LAJE COM UMA MASSA REFRATARIA SEM REJUNTE...EU CALCULO QUE FIQUE UNS 5 CM DENTRO DA MASSA...
Ir para o topo Ir para baixo
Andrezao




Masculino Mensagens : 3
Data de nascimento : 27/07/1982
Data de inscrição : 16/04/2013
Idade : 41
Localização - Cidade/Estado : Rio Claro - SP

Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeQua Abr 17, 2013 10:48 pm

Eu pensei q eles mantinham um certo rejunte entre eles, tipo 1 cm.......são encostados um no outro então?
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio Guimarães

Flávio Guimarães


Masculino Mensagens : 643
Data de nascimento : 30/04/1963
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : Porto Alegre - RS

Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeQua Abr 17, 2013 11:15 pm

Andrezao escreveu:
Eu pensei q eles mantinham um certo rejunte entre eles, tipo 1 cm.......são encostados um no outro então?

André,

Dê uma olhada neste vídeo no You Tube. Não é perfeito, mas dá para ter uma ótima ideia.





Flávio
Ir para o topo Ir para baixo
andre pizzero

andre pizzero


Masculino Mensagens : 49
Data de nascimento : 04/01/1975
Data de inscrição : 02/12/2012
Idade : 49
Localização - Cidade/Estado : Barretos SP

Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeSáb Abr 20, 2013 11:56 am

DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE JESUS CRISTO GRAÇA E PAZ!!

Amigos,gostaria de um pequeno acrescimo quanto ao assunto em questão(BASE) e reforço que É indispensavel a todo forno a lenha,quando da sua utilização for para fins comerciais,a construção de um reservatorio de calor chamado CAIXA DE AREIA, e vou mais alem ;
acredito EU Andre Pizzero que mentes brilhantes ja trabalham nesta possibilidade ; e ate já E' realidade que possamos transferir este mesmo principio, fundamento ,engenharia seja qual for o nome deste maravilhoso recurso a todas outras modalidades de forno ,(eletrico ,GAS etc) aumentando assim a eficiencia em todos os casos sem excessão,
Amigo Flavio a vc sugiro um pequeno teste,caso possivel;
IDEALIZE UM FORNO COMPACTO ADAPTADO COM CAIXA d AREIA,
vc pode substituir areia por particulas vidrificada,
e o tanque(O RESERVATORIO) no qual se assenta o lastro(DE PEDRA OU TIJOLO) podera ser feito em outro material que suporte caloria, que nao seja tijolo,
certo amigo talvez ate ja esteja trabalhando nesta possibilidade,obrigado, por isso estou reforçando esse assunto
para que seja do conhecimento de todos os irmãos essa simples e maravilhosa informação,sobre a base do forno a lenha e que segundo meus mais de vinte anos de pizzaria e o grande diferencial de sucesso entre um forno a lenha e outro,e acredito que em muito breve este recurso sera transferido tambem a todos os tipos de forno,,
podemos melhorar sempre ....
Fiquem Deus Andre Pizzero.




Ir para o topo Ir para baixo
Flávio Guimarães

Flávio Guimarães


Masculino Mensagens : 643
Data de nascimento : 30/04/1963
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : Porto Alegre - RS

Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeSeg Abr 22, 2013 10:01 am

andre pizzero escreveu:
DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE JESUS CRISTO GRAÇA E PAZ!!

Amigos,gostaria de um pequeno acrescimo quanto ao assunto em questão(BASE) e reforço que É indispensavel a todo forno a lenha,quando da sua utilização for para fins comerciais,a construção de um reservatorio de calor chamado CAIXA DE AREIA, e vou mais alem ;
acredito EU Andre Pizzero que mentes brilhantes ja trabalham nesta possibilidade ; e ate já E' realidade que possamos transferir este mesmo principio, fundamento ,engenharia seja qual for o nome deste maravilhoso recurso a todas outras modalidades de forno ,(eletrico ,GAS etc) aumentando assim a eficiencia em todos os casos sem excessão,
Amigo Flavio a vc sugiro um pequeno teste,caso possivel;
IDEALIZE UM FORNO COMPACTO ADAPTADO COM CAIXA d AREIA,
vc pode substituir areia por particulas vidrificada,
e o tanque(O RESERVATORIO) no qual se assenta o lastro(DE PEDRA OU TIJOLO) podera ser feito em outro material que suporte caloria, que nao seja tijolo,
certo amigo talvez ate ja esteja trabalhando nesta possibilidade,obrigado, por isso estou reforçando esse assunto
para que seja do conhecimento de todos os irmãos essa simples e maravilhosa informação,sobre a base do forno a lenha e que segundo meus mais de vinte anos de pizzaria e o grande diferencial de sucesso entre um forno a lenha e outro,e acredito que em muito breve este recurso sera transferido tambem a todos os tipos de forno,,
podemos melhorar sempre ....
Fiquem Deus Andre Pizzero.


André,

Já testei nos meus fornos compactos a adição de camada isolante (térmica).
Ela é posicionada logo abaixo e em contato com o lastro metálico.

Este protótipo que tu vez em meu avatar (Di Pobre), incorpora este tipo de isolamento.

O isolante utilizado foi a lã de vidro mesmo, dada a facilidade de se conseguir no mercado.
Minha ideia inicial era utilizar a vermiculita, mas como disse antes, o fornecimento em baixas quantidades deste material é quase que impossível.

Independente do isolante, o resultado foi um ganho realmente substancial na velocidade de obtenção de temperatura de cocção, e principalmente, manutenção desta temperatura no lastro metálico após sucessivas pizzas assadas.

Por isso assino em baixo nesta sua dica para quem está trabalhando agora o seu forno a lenha.
Use uma camada isolante sob o lastro. Ele lhe devolverá toda a caloria que seria perdida e dissipada na laje e estrutura do forno.

Como diz o Nilson em seu comentário. ........ "Ponha alguns canos por baixo do forno e terás água quente !!!" , Ou ....... Use um Isolante eficaz.

Esse calor que aqueceria a água nos canos, ficará retida no lastro refratário melhorando muito o seu desempenho.

André, um forte abraço e obrigado por suas participações sempre muito esclarecedoras.

Flávio

Ir para o topo Ir para baixo
andre pizzero

andre pizzero


Masculino Mensagens : 49
Data de nascimento : 04/01/1975
Data de inscrição : 02/12/2012
Idade : 49
Localização - Cidade/Estado : Barretos SP

Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeSex Abr 26, 2013 2:55 pm

Deus abençoe a todos em nome de Jesus Cristo Graça e Paz!!!
Obrigado amigo Flavio por este esclarecimento sobre o emprego do metodo,e a utilização dos principios CAIXA DE AREIA ,nesta ultima mensagem que vc postou foi possivel ter o desenho nitido da sua forma de utilização desse principio repito foi algo muito inteligente fabuloso, digno de um inventor iluminado,MEUS PARABEN'S!!!
A sua forma de armazenar o calor em lã de vidro e transferindo-lo em contacto direto com o lastro de metal e' foi algo muito sabio.
Muito grato pela pela confiança depositada em nossas ideias ;e reforço eu Andre pizzero sinto -me muito honrado em fazer parte da familia falando de pizza.
Sou muito grato a Deus pelo dom da pizza,pizzas que hoje sustentam milhões de familas,e isto faz com que os interesses ego-comercial se aflorem ,e assim fazendo surgir algumas barreiras e certos desentendimentos, POREM NÃO DESISTA ESTA E A MENSAGEM, E AI ENTÃO OS GRANDES ENTENDEDORES DE NEGOCIOS ME PERGUNTAM O QUE GANHO COM TAL DIVUGAÇÃO?RESPONDO;
todos os que se beneficiam sao a nossa recompensa maior,Glorias a Deus pelo dom da pizza....
E ainda assim ao mesmo tempo faço um relato que pode parecer contundente so que e'a minha forma de encarar a realidade quando o assunto se trata de financeiro;
VOTO DE POBREZA E PROS FRACO!! NOIS GOSTA E' DE ENCHE A CAPANGA!! LOTA O IMBORNAL!!PRANTAPRODUZICOIE!!! rsrsrs ou seja sou a favor de toda forma honesta sincera abençoada de fazer dinheiro ,em outras palavras se vc tem o recurso use-o.Esta regra se aplica direta em todos os sentidos sendo para o auxilio.
Flavio,caixa de areia significa uma semente plantada no mundo, quando fui nomeado pizzero eu assumi a responsabilidade de auxiliar meus irmãos com amor no nome de Jesus Cristo,gloria a Deus !!!!
eo meu pai que ve em secreto nada me deixa falta.
fiquem com Deus Andre Pizzero.
Ir para o topo Ir para baixo
Flávio Guimarães

Flávio Guimarães


Masculino Mensagens : 643
Data de nascimento : 30/04/1963
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 60
Localização - Cidade/Estado : Porto Alegre - RS

Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeSex Abr 26, 2013 6:12 pm

André,

Que se faça a justiça com relação ao uso do isolamento térmico, nos moldes que informei.

Quem sugeriu o uso deste recurso na época do desenvolvimento do Di Pobre, foi o Prof. Maurício, administrador do Fórum das Pizzarias.

Outras pessoas também usaram este recurso em seus fornos e aprovaram.

Já o uso da vermiculita, foi iniciativa minha.

Abç

Flávio
Ir para o topo Ir para baixo
andre pizzero

andre pizzero


Masculino Mensagens : 49
Data de nascimento : 04/01/1975
Data de inscrição : 02/12/2012
Idade : 49
Localização - Cidade/Estado : Barretos SP

Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitimeSáb Abr 27, 2013 11:27 am

Deus abençoe a todos em nome de Jesus Cristo graça e paz!!!
Enquanto dormimos Deus prepara nosso caminho!!

Flavio,e' maravilhoso ver como os ideais se encontram para o desenvolvimento de ideias que apenas participamos com o primeiro e maior, principal objetivo; o de servir a criação de Deus a qual fazemos parte e retribuir com amor,
o progresso que e'nosso, Agradeço a Deus por esse encontro.. Obrigado Jesus abençoe a todos!!
Agora voltando um pouco ao passado,Da existencia desse metodo de armazenamento de calor(caixa' de areia) eu recebi uma primeira sugestão sobre o assunto pra ser exato em 2002, e confesso a vc foi um desafio compreender chegar aqui,o mesmo proposito so que vcs estavam em outra trilha,obrigado!!!,so que então, sempre me vem a mente as diversas casas pela qual ja passei,AS que os seus donos sabiam de tal recurso e foram poucas,eles continuam sabendo,agora muitos a grande maioria(pizzeiros,donos de pizzaria, e ate muitos construtores de fornos em seus mais variados estilos) ignoram a eficiencia do metodo, por que lhe falta conhecimento, não por que são maus acredito eu, ou somente por que essa informação durante anos não era apropriada pra ser exposta,entã FLAVIO te pergunto vc como um construtor de forno tendo consciencia de que tal engenharia vc sabendo da sua eficiencia do dia a dia,TENDO FEITO PROVAS DIARIAS seria capaz de arriscar seu prestigio construindo fornos sem tal reccurso???, hj vc construiria um forno sem tal recurso em sua base,???
AMIGOS O FORNO E' A MENTE DA PIZZARIA'' acredite, so pra ilustrar, se vc não tiver ,providencie a doação dos orgãos rsrsrsrs


Flavio, quanto a vermiculita vc acha que ela armazena e devolve o calor assim como a areia e os seus derivados????
por aqui consigo facil em casas especializadas em construção de piscinas, visto que a informação que obtive sobre o material e que ele adicionado a massa (construção civil) aqui se usa para revesti paredes de SAUNAS, certa ocasiao
adquiri dois pacotes,ate não fiz uso, nesta ocasião participei da construção de um forno caipira e fui orientado a me utilizar desse produto para revestir as paredes exteriores, parece com adubo em bolinhas, tem prazo de validade tbm,
agradeço pela ideia OBRIGADO! vou fazer testes com a vermiculita TAMBEM !!
So uma dica procure VERMICULITA EM CASAS QUE CONSTROEM PISCINA...
Amigo muito grato estamos aqui pra ADICIONAR ideias ...... MELHORAR SEMPRE !!
muito obrigado fiquem com Deus .ANDRE PIZZERO.


Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Base de forno Empty
MensagemAssunto: Re: Base de forno   Base de forno Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Base de forno
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fornos para Pizzarias
» Condimentadora a base de gelo
» FORNOS DI VOLPI - MODELOS DV-20 & PRAKTICUS
» FORNO ESTEIRA E SEUS COMPLEMENTOS
» forno FTC e bom?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FALANDO DE PIZZAS :: FÓRUM PIZZA E PIZZARIA :: Equipamentos e Fornos-
Ir para: